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O PROJETO

O projeto CIVITAS pretende reforçar a literacia democrática e a consciência cívica através da participação das crianças em processos participativos de ação colectiva com envolvimento da comunidade educativa. Uma das actividades nucleares do projeto foi a criação do jogo de tabuleiro sobre os princípios fundamentais da Constituição da República Portuguesa. Para além da criação do jogo, o projeto desenvolveu outras atividades das quais destacamos:

Vamos Votar, na qual crianças de 6 escolas básicas da Cova da Beira escolheram "Qual a Cor mais Fixe" da sua escola, entre comicios debates e material de campanha aprofundaram temas e trocaram argumentos que relacionaram a ecologia, a alimentação saudável, a paz, a saúde, a proteção animal com as  diversas cores em campanha;

Concurso Nacional Famílias em Ação com propostas de criação literária, ilustração e fotografia;

Miúdos na Ordem do Dia, que procurou sensibilizar os órgãos da Administração Local para a criação de mecanismos e espaços de participação das crianças e permitiu que um grupo de 40 crianças tenha levado às Assembleias Municipais da Covilhã e Fundão as suas ideias e opiniões acerca do território. 

 

O CIVITAS, financiado pelo Active Citizens Fund, gerido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação Bissaya Barreto, tem como entidade promotora a Beira Serra - Associação de desenvolvimento, e como parceiros todos os sete Agrupamentos de Escolas da Cova da Beira, concelhos de Belmonte, Covilhã e Fundão e a CONFAP. 

O PROCESSO

A criação do jogo de tabuleiro permitiu reunir uma equipa de trabalho transdisciplinar, na qual docentes, crianças, comunidade científica, ilustradores, constitucionalistas e outros especialistas dialogaram para construir um jogo acessível e atraente que relacionasse a vida de todos os cidadãos com a Constituição da República Portuguesa. O caderno "Vamos Jogar" e a Caixa Mediadora permitiram o envolvimento da comunidade educativa através de atividades criativas e lúdicas nas quais se refletiu acerca de alguns dos principios básicos da Constituição.

A criação do jogo contou com a colaboração de 190 crianças e 10 docentes dos Agrupamentos de Escolas da Cova da Beira, Concelhos de Belmonte, Covilhã e Fundão: Pedro Álvares Cabral, “A Lã e a Neve”, Frei Heitor Pinto, Pêro da Covilhã, Teixoso, Fundão e Gardunha e Xisto. Foi testado em vários momentos, um deles com a participação de 150 crianças, docentes e voluntários que jogaram, observaram e avaliaram. No decorrer do projeto a Assembleia da República associou-se à parceria, acompanhou a conceção do jogo e procedeu à revisão dos conteúdos.

CONSTITUIÇÃO - O JOGO

CONSTITUIÇÃO é um jogo de tabuleiro sobre os direitos fundamentais inscritos na Constituição da República Portuguesa, no qual crianças e famílias aprendem de forma divertida o poder da nossa democracia. Nas 95 casas do tabuleiro podemos encontrar personagens como o Tiago, que utiliza cadeiras de rodas para se deslocar, a Rita, que trabalha numa fábrica, o Sr. António, que gosta de ler o jornal mal começa o dia ou a Joana, que quer ser veterinária.​ Através deles, ficamos a saber, por exemplo, que a Constituição tem um Artigo dedicado à juventude, o qual garante que jovens gozem de proteção especial para a efetivação dos seus direitos económicos, sociais e culturais e que o direito à greve está garantido na Constituição, como nos explica a Rita. 

No caminho até à casa de chegada podemos passar por lugares do nosso quotidiano como o Teatro, a Escola, o Hospital, a Assembleia de Voto, o Tribunal, a Assembleia da República ou mesmo o Quiosque, no qual ficamos a saber que "o Estado, que somos todos nós, deve assegurar que todos os jornais, revistas, estações de rádio, de televisão, blogues e redes sociais sejam independentes dos poderes político e económico". 

É fundamental conhecer a Constituição, que foi aprovada em 1976, pelos Deputados escolhidos nas primeiras eleições livres e justas realizadas em Portugal, onde homens e mulheres votaram pela primeira vez em condições de igualdade e este jogo proporciona que as crianças o façam enquanto brincam.

 

O jogo explora várias mecânicas, tais como avançar, recuar, cooperar, definir estratégias,... Pode ser jogado em família e em sala de aula e cada casa especial é uma oportunidade para explorar questões de cidadania do nosso país e da nossa liberdade de participar da democracia. No fim, depois de responder a perguntas, fazer mímicas e coligações, quem conquistar mais cravos sai vencedor.

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